Contato | Perguntas Frequentes

Sobre o Cursinho

1.1 Como funciona o Cursinho FEA-USP?

O Cursinho FEA-USP é uma entidade estudantil gerida por alunos da graduação da Faculdade de Economia, Adminsitração e Contabilidade da USP(FEA USP).
Nossa missão: “Enquanto Instituição: promover ao aluno de condições sócio-econômicas desfavorecidas, seja porque possui uma precária base educacional ou porque se encontra em má situação financeira, possibilidade de ter acesso ao ensino superior de qualidade.
Enquanto entidade estudantil: promover o desenvolvimento de habilidades e competências dos coordenadores e professores através da realização de atividades profissionais e aplicação dos conhecimentos teóricos e empíricos obtidos na graduação.”

1.2 Os alunos da FEA USP é que ministram as aulas?

Não, os alunos da graduação da FEA-USP são responsáveis pela administração da instituição, alinhados com os professores; estes que são voluntários, formados ou em formação na área em que ministram as aulas.

1.3 Tenho que pagar alguma coisa para estudar?

Embora o Cursinho FEA USP não cobre mensalidades, é cobrada uma taxa de inscrição para o processo seletivo e, em caso de aprovação, uma taxa de matrícula. É basicamente com esses valores que o Cursinho se mantém.

1.4 Se não são cobradas mensalidades, apenas uma taxa de matrícula e de inscrição, como ele funciona?

As pessoas que trabalham no Cursinho são voluntários: Os professores não recebem um salário, apenas uma ajuda de custo para vir dar as aulas; os coordenadores também não são assalariados.

1.5 Se eu me tornar aluno do Cursinho FEA USP, tenho vaga garantida em alguma universidade?

Não. O trabalho realizado pela coordenação e professores visa que o aluno esteja preparado para realizar uma prova de vestibular; porém não podemos garantir a aprovação.

1.6 Onde se localiza o Cursinho FEA USP?

Nos localizamos dentro do Campus Butantã da USP, em São Paulo, na Avenida Professor Luciano Gualberto, nº908.
Clique aqui e veja nosso mapa de localização

1.7 O Cursinho FEA USP tem alguma ligação com o Cursinho da FEA de Ribeirão Preto?

Não, os cursinhos não tem qualquer ligação; portanto, os processos de seleção, bem como sua administração são independentes.

1.8 Qual a relação do Cursinho FEA USP com a FEA-USP de São Paulo?

A FEA-USP nos cede espaço físico, além de nos apoiar institucionalmente.

1.9 Qual o material didático utilizado?

O Grupo ETAPA nos fornece as apostilas. Quando necessário, também são utilizadas apostilas elaboradas pelos nossos professores.

1.10 Quais os horários das aulas?

Horário das aulas da turma da semana (TSE): segunda a sexta das 13h00 às 18h00 e aos sábados das 07h30 às 13h00.¹
Horário das aulas da turma de sábado (TSA): sábado das 7h30 às 18h00²
Horário das aulas da turma de sábado de maio (TSM): sábado das 7h30 às 18h00²
Horário das aulas da turma do Ciclo Básico (TCB): sábado das 7h30 às 18h00²
¹ Eventuais aulas extras, excepcionalmente, de acordo com a avaliação dos professores e coordenadores, serão ministradas após as 13h00 aos sábados, em data previamente agendada.
² Eventuais aulas extras, excepcionalmente, de acordo com a avaliação dos professores e coordenadores, serão ministradas no período noturno de segunda-feira a sexta-feira, em data previamente agendada.

1.11 Quantas aprovações o Cursinho FEA USP obteve no último vestibular?

Gráfico Aprovações

Sobre o Processo Seletivo

2.1 Como funciona?

O Processo Seletivo é composto por uma entrevista socioeconômica e uma prova (com duração máxima de 4 horas). A entrevista socioeconômica é o momento no qual o candidato deverá entregar seu questionário socioeconômico preenchido e assinado, bem como apresentar todos os documentos exigidos pelo Manual do Candidato. Após a realização da primeira etapa, realizamos uma seleção considerando nossos critérios e chamamos os aprovados na primeira fase para a segunda fase. A segunda fase é constituída por uma prova que é composta por 40 questões de múltipla escolha e por uma redação com tema definido. Após o final da segunda etapa liberamos a lista dos aprovados em nosso processo seletivo.

2.2 Quem pode prestar o Processo Seletivo?

Para as turmas de Extensivo (de Semana e de Sábado) e para a Turma Sábado de Maio o pré-requisito é estar matriculado no 3º ano do ensino médio (de escolas públicas ou particulares) ou já ter o concluído (independentemente do ano de conclusão). Já para Turma de Ciclo Básico o pré-requisito, além do anterior, também inclui candidatos que estão matriculados no 2º ano do ensino médio (de escolas públicas ou particulares). A idade não é um pré-requisito.

2.3 Posso pedir isenção da taxa de inscrição?

Não. Como nosso público, em geral, possui uma situação socioeconômica desfavorecida, o Cursinho FEAUSP fica impossibilitado de conceder tantas isenções, dado que somos uma instituição sem fins lucrativos e temos como únicas fontes de renda as taxas de inscrições e as taxas de matrículas (não temos mensalidade!).

2.4 Quando abrem as inscrições e são realizados os Processos Seletivos?

Não possuímos um calendário fixo para todos os anos. No entanto, temos as seguintes previsões:
Turma de Extensivo (Semana ou Sábado): o início das inscrições é previsto para o final de novembro ou início de dezembro de cada ano. Seu término é previsto para o mês de fevereiro do ano seguinte (em que ocorrerão as aulas), bem como o Processo Seletivo em si (entrevistas e prova). As aulas têm início em fevereiro ou março.
Turma Sábado de Maio: o início das inscrições é previsto para o final de março ou início de abril de cada ano. Seu término é previsto para o final de abril, bem como o Processo Seletivo em si (entrevistas e prova). As aulas têm início em maio.
Turma de Ciclo Básico: o início das inscrições é previsto para o fim de maio ou início de junho de cada ano. Seu término é previsto para o final de julho, bem como o Processo Seletivo em si (entrevistas e prova). As aulas têm início em agosto.
ATENÇÃO: a Turma de Ciclo Básico não é semi-intensivo de agosto. Portanto, leia a proposta da turma antes de realizar sua inscrição.
Além disso, realizando um pequeno cadastro você pode selecionar todas as turmas de seu interesse para receber em seu email o informe sobre abertura de inscrições de cada turma.

2.5 Onde acontecerão as entrevistas? E as provas?

As entrevistas e a prova são realizadas na Cidade Universitária da USP (Butantã) com prédio a ser definido pouco antes de cada início do processo seletivo.

2.6 Preciso levar todos os documentos?

Sim. Você deve levar todos os documentos necessários para comprovar sua situação socioeconômica (a lista de documentos que deverão ser apresentados está no Manual do Candidato). Além disso, caso não tenha como comprovar com documentos ou algum documento esteja indisponível, você pode apresentar uma declaração (devidamente assinada com os dados do declarante) informando os motivos e a situação. Os documentos apresentados não precisam ser cópias, pois nenhum documento é retido pelo Cursinho FEAUSP, somente o Questionário Socioeconômico preenchido pelo candidato e as declarações feitas a próprio punho.

2.7 Meu boleto da taxa de inscrição venceu. O que eu faço?

Você pode gerar um novo boleto para pagamento da taxa de inscrição após o vencimento do atual, para isso acesse sua inscrição, realizando o Login, e clique no quadro “PagSeguro” para gerar um novo boleto.
ATENÇÃO: O prazo máximo para pagar a taxa de inscrição é no dia que antecede a realização de sua entrevista. No entanto, pedimos para que o pagamento seja realizado ao menos uma semana antes da prova para melhor logística do Processo Seletivo, tanto para os Coordenadores, quanto para os Candidatos.

2.8 Realizei meu pagamento e não recebi confirmação ainda. O que eu faço?

A confirmação do pagamento é realizada pelo PagSeguro, portanto, ela pode demorar por volta de 3 dias corridos. Além disso, assim que o pagamento é confirmado, a liberação da inscrição pode demorar também em até 3 dias corridos. Caso continue com problemas neste prazo, mande um email para processoseletivo@cursinhofeausp.com.br.

2.9 Recebi um email para realizar o pagamento, mas já o realizei. O que pode ter acontecido?

Você pode ter gerado mais de um boleto. Caso tenha dúvidas envie um email para processoseletivo@cursinhofeausp.com.br com seu nome completo.

2.10 Como sei o horário da minha entrevista?

A entrevista é agendada pelo próprio candidato assim que o mesmo receber um email automático com o link do agendamento.
Observação: esse email é enviado em até 3 dias após a confirmação do pagamento no PagSeguro. Caso você já tenha agendado sua entrevista, você pode consultar através do Acompanhe sua inscrição realizando o Login.

2.11 Posso mudar a data/horário da minha entrevista? Como faço para tal?

A coordenação analisa caso a caso de modificação de data e horário da entrevista. Para pedir a mudança de sua entrevista envie um email para processoseletivo@cursinhofeausp.com.br fazendo a solicitação com uma justificativa, data e horário de interesse e nome completo.

2.12 Sou menor de 18 anos, preciso levar um responsável nos dias da entrevista e prova?

Não. Tanto a entrevista, quanto a prova são realizadas apenas com o candidato, independentemente de sua idade.

2.13 Como é a prova?

A prova possui 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de matemática, 15 de língua portuguesa e 10 de conhecimentos gerais. O conteúdo abrangente se baseia no ensino fundamental e ensino médio. A redação possui um tema definido através de uma coletânea, tal como número mínimo e máximo de linhas. O horário é sempre das 9h às 13h em um sábado previamente avisado no Manual do Candidato de cada processo. Além disso, o nível de dificuldade varia de turma para turma.

2.14 Como saberei o resultado?

O dia em que o resultado será divulgado está no Manual do Candidato. Para saber se você foi aprovado, basta entrar nesse mesmo site, onde haverá uma aba na página inicial referente ao resultado do Processo Seletivo para a turma a qual você se candidatou. Ao clicar nessa aba, você será redirecionado a página do resultado, onde você encontrará duas listas: A Lista de Aprovados e a Lista de Espera. Na Lista de Aprovados, estarão todos os candidatos aprovados no processo seletivo e que, portanto, deverão realizar sua matrícula no dia estipulado no Manual do Candidato; na Lista de Espera, estarão os 50 melhores classificados imediatamente após os aprovados e estes classificados serão chamados via telefone, seguindo a ordem dessa lista, caso haja desistências ou se todas as vagas não tiverem sido preenchidas pelos aprovados na matrícula. Os demais candidatos que não estão na Lista de Aprovados nem na Lista de Espera e que desejam saber sua classificação, deverão enviar e-mail para processoseletivo@cursinhofeausp.com.br, junto de Nome, RG e Número de Inscrição.

2.15 Saiu a lista de aprovados, mas não sei minha nota.

Na divulgação dos aprovados, a lista estará em ordem alfabética, portanto não em ordem de classificação. Isso ocorre para que não haja distinção entre os alunos. Na lista de espera, por sua vez, os candidatos estarão ranqueados de acordo com sua classificação, portanto o primeiro classificado na Lista de Espera obteve maior nota final que o segundo, que obteve maior nota que o terceiro e assim por diante. Importante lembrar que as notas finais dos candidatos não são divulgadas pelo Cursinho FEAUSP, apenas será informado ao candidato sua classificação.

2.16 Realizei todo o Processo e meu nome não está na lista. Por quê?

Se o seu nome não está na Lista de Aprovados nem na Lista de Espera veja o que pode ter acontecido:
– O candidato faltou no dia da prova de Conhecimentos Gerais ou na Entrevista Socioeconômica.
A falta em qualquer um dos dias do processo seletivo é motivo de reprovação, assim como não entregar o gabarito, a folha de redação e a prova.
– O candidato não trouxe os documentos pedidos.
Cada informação do questionário socioeconômico recebe uma nota, portanto, caso o candidato não tenha trazido vários documentos que comprovem o que está sendo dito no questionário, isso contará negativamente no valor final da avaliação. Sendo assim, faça todo o possível para trazer todos os documentos pedidos no Manual do Candidato!
– O candidato trouxe os documentos pedidos, porém tem a renda ou patrimônio superiores ao dos outros candidatos.
Os dados de gastos, renda, patrimônio e dívidas são avaliados comparativamente com os outros candidatos, depois esses dados recebem uma nota, e as notas mais baixas são reprovadas no socioeconômico. É importante ressaltar que a avaliação é comparativa, e não parte de valores pré-fixados. Assim, a reprovação no socioeconômico não indica que a pessoa seja rica, somente que tem a situação pessoal ou familiar melhor do que os demais candidatos.
– O candidato não atingiu a nota mínima na redação.
As redações que mostram dificuldades profundas quanto à habilidade de escrever e interpretar o que está sendo pedido na proposta podem causar a eliminação do candidato.
– O candidato não veio pessoalmente fazer a entrevista
No manual do candidato consta que a entrevista é feita somente com o candidato; a falta no dia da entrevista ou pedir que outra pessoa faça o processo seletivo no lugar do candidato propriamente dito é motivo de reprovação.
– O candidato não atingiu a nota de corte mínima da prova.
É necessário um acerto mínimo das questões (que varia de Processo Seletivo para Processo Seletivo em relação à nota de todos os candidatos) para que o aluno, caso seja aprovado, consiga acompanhar a turma do Cursinho FEA-USP em que se inscreveu.
– O candidato é ex-aluno e teve problemas de frequência, disciplina ou desempenho nos anos que cursou o Cursinho FEAUSP.

2.17 O que é avaliado no Processo Seletivo?

No nosso processo seletivo, é avaliado se o candidato possui o perfil socioeconômico procurado pelo Cursinho FEAUSP (o que é avaliado pela entrevista socioeconômica) bem como se possui boas condições para desenvolver o conteúdo de nossas turmas (o que é avaliado pela prova de conhecimentos gerais e redação).

2.18 Como faço para gerar um boleto?

1. Realize o Login em nosso site inserindo email e senha cadastrados;
2. Clique no Botão do PagSeguro;
3. Clique na parte de “Escolha um meio de pagamento” em “Boleto”:
4. Informe seu nome completo, CPF e telefone para contato;
5. Gere o boleto e o imprima.

2.19 Minha dúvida não se encontra em “Perguntas Frequentes”. O que eu faço?

Envie sua dúvida para processoseletivo@cursinhofeausp.com.br ou cursinhofeausp@cursinhofeausp.com.br. Você também poderá ligar em nossa coordenação, de segunda a sexta entre 12h e 18h ou aos sábados entre 8h e 18h: (11) 3091-6491.